quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Fenícios

 Você já ouviu falar de mapa mental?

É uma forma de organizar as informações ou conteúdos que você estuda. A ideia é traçar um mapa mesmo, mas das suas ideias! Nele, é possível usar cores, desenhos, caixa de diálogos, setas e, claro, criatividade.

Nessa aula, te convido a criar, com base no modelo simples que vou te mostrar, um mapa mental com a sua cara, o seu jeito de entender as coisas.

E o primeiro tema que vamos estudar é “Fenícios”.

Assista ao vídeo abaixo e se liga nas instruções a seguir.



O que achou? Que tal tentar reproduzir esse mapa no seu caderno? 

Lembre-se: não precisa ficar igual, aliás, se você fizer diferente, com mais desenhos, vai ser muito melhor! O mapa mental tem que ter o seu jeito, as suas cores, os seus desenhos!


Tire foto do seu mapa mental e envie para o grupo da sua turma.

 

Aqui estão as informações que me ajudaram a fazer o mapa mental¹:

 

  • 3000 a.C, povos de origem semita, entre eles os cananeus, se fixaram em uma região na costa oriental do Mar Mediterrâneo;
  • Essa região seria chamada mais tarde de Canaã;
  • O nome “Fenícios” foi dado pelos gregos, mas sabe-se que eles se consideravam “cananeus” (kena’ni) que em hebraico significa mercador;
  • As características físicas da região dos fenícios favorecia a navegação: o litoral tinha portos naturais e havia abundância de madeira das florestas;
  • O comércio marítimo, então, era o forte dos fenícios - com as relações comerciais, houve um intenso intercâmbio cultural entre os povos da Antiguidade;
  • Por volta de 1000 a.C, os fenícios criaram e difundiram uma forma mais simplificada de escrita: o alfabeto fenício - cada sinal representava um som (alfabeto fonético) - Nosso alfabeto é herdeiro do alfabeto fenício.
  • Não possuíam um poder político central (um rei, um governante de todos);
  • Se organizavam em cidades-Estado, ou seja, cada cidade tinha seu próprio governante e era independente das outras;
  • As principais cidade fenícias eram Biblos, Sídon e Tiro;
  • Os fenícios também fundaram várias colônias que, mais tarde se tornaram grandes cidades;
  • A Fenícia hoje não existe e, o lugar é ocupado pela Síria, Palestina e Costa do Líbano.


Quer dar uma olhada no alfabeto? Aqui tem até as letras correspondentes no nosso alfabeto atual:



FONTE:https://www.gratispng.com/ ²


Aproveite e dê uma olhada na região que era ocupada pelos fenícios e os lugares que eles chegavam para comercializar seus produtos:

FONTE:commons.wikimedia.org ³


Terminou? Faça o teste abaixo para sabermos se o conteúdo foi fixado.

 


Referências:
¹ Motooka , Débora Yumi. Geração alpha história: ensino fundamental: anos finais: 6ºano –
São Paulo: SM Educação, 2ªed. – 2018.
Dias, Adriana Machado. Vontade de saber: história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais – São Paulo: Quinteto Editorial, 1ª ed. – 2018.
² Kuziydycff. Disponível em: <https://www.gratispng.com/png-5nj8ga/>. Acesso em 21/10/2020.
³ Bourrichon. Disponível em:< https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Rutas_comerciales_fenicias-pt.svg>. Acesso em 21/10/2020.

Persas

 Aproximadamente 1200 a.C, povos nômades se fixaram em uma região a leste da MESOPOTÂMIA, onde hoje é o Irã. Até 550 a.C, os medos e os persas viviam nessa região, quando um nobre persa liderou a unificação desses povos assim como várias conquistas militares. Aí surgiu o REINO PERSA, com capital em Pasárgada.

Lembra quando falamos de fontes históricas? Pois é! A nossa fonte para saber sobre os persas são escritos de um historiador grego chamado Heródoto. Através de seus escritos, foi possível obter informações em outras fontes, especialmente sobre esse nobre que liderou os persas - CIRO.

 Se liga na informação! Os persas criaram um sistema de correio bem ágil! Não era nenhum whatsapp, mas já estava de bom tamanho!

¹

RELIGIÃO

No início, os persas eram zoomorfistas, ou seja, cultuavam deuses que tinham a forma de animais. Nos séculos VII a.C e VI a.C, o zoroastrismo foi difundido entre eles. As principais características eram:

- Havia uma divindade suprema, Ahura Mazda, que era o bem;

- Uma divindade oposta, irmão gêmeo de Ahura Mazda, representava o mal, Ahriman;

- Cada pessoa tinha o direito de escolher o lado que deveria seguir na vida - o bem ou o mal;

- Quando “chegar o fim dos tempos”, todo mundo será julgado novamente e o mundo começará de novo.

Agora, pense um pouco para responder depois: você consegue fazer alguma relação entre os persas e o nosso modo de viver? Religião, sistema de informações. Existe alguma semelhança?

Não responda ainda!

 

Faça o cabeçalho em seu caderno de História e anote as principais informações sobre os persas. Não tem mínimo de linhas ou de informações, você decide o que colocar!





Referências:
Dias, Adriana Machado. Vontade de saber: história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais - São Paulo: Quinteto Editorial, 1ª ed. - 2018.
Motooka , Débora Yumi. Geração alpha história: ensino fundamental: anos finais: 6ºano - São Paulo: SM Educação, 2ªed. – 2018.

Sousa, Rainer Gonçalves. Persa. História do Mundo. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/persa>. Acesso em 21/10/2020.

¹ Disponível em: <https://www.planetaenem.com/o-imperio-persa-civilizacao/>. Acesso em 21/10/2020.

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Mesopotâmia

 Oi de novo! 😊

Agora, você vai exercitar a imaginação e escutar a próxima aula. Enquanto escuta, faça o cabeçalho no caderno de História e vá fazendo anotações. 

Não se preocupe com a ordem ou a organização, esse momento é livre para que escreva e desenhe da forma que conseguir.


VEJA ABAIXO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A MESOPOTÂMIA

A palavra “MESOPOTÂMIA” significa “terra entre rios”, pois tratava-se uma região que ficava entre os rios Tigre e Eufrates. Hoje, está localizada no Oriente Médio, no território do Iraque.

Veja no mapa onde estamos e onde ficava a Mesopotâmia:

  https://commons.wikimedia.org/
Olhe a Mesopotâmia mais de perto:👇
https://commons.wikimedia.org/

Os rios que você viu no mapa (Tigre e Eufrates) inundavam as margens em certas épocas do ano e a água da cheia era canalizada para irrigar o solo, o que era ótimo para a agricultura.

Agora, veja a linha do tempo abaixo para entender melhor os períodos em que cada povo dominou a região:

Caso tenha dificuldade para entender a linha do tempo, pense que quanto mais longe da ponta da seta (o final da linha) mais distante está de quando Jesus Cristo nasceu. Então, os Sumérios dominaram a Mesopotâmia 3500 antes da existência de Cristo.

 

Dê uma revisada em suas anotações e clique no botão azul para realizar a atividade avaliativa.

sábado, 10 de outubro de 2020

África: berço da humanidade

 Será que a Ciência busca respostas para nosso passado ancestral?!

Assista ao vídeo “África: berço da humanidade” e tente descobrir.


Como sugere o vídeo, tente fazer anotações no caderno de História sem se preocupar com ordem, cor, organização. Abuse das cores e da criatividade!

Depois de fazer suas anotações, clique na atividade avaliativa no final da postagem.

Até mais!


Periodização da História

 O que é História? Quando começa? O que vem antes da História? É muito importante fazer perguntas sobre como funciona nossa "marcação do tempo", principalmente quando precisamos entender o que acontecia há milhares de anos.

Para começar assista ao vídeo "História e Pré-história"




Você pensou sobre a pergunta no final do vídeo? Se já tem uma resposta para ela, escreva em seu caderno de História.

Ah! Não esqueça de fazer o cabeçalho! É muito importante colocar a data nas suas tarefas!

Em seguida, anote em seu caderno as palavras-chave da animação, como: História, pré-história, historiador, escrita, etc., e deixe um espaço (pule linhas) entre as palavras;

Depois, tente escrever as informações sobre cada uma das palavras que anotou. Você sempre pode voltar no vídeo e assistir de novo!

Se não conseguiu responder ao questionário online dentro da data:
Copie as perguntas no caderno, tire uma foto em envie para a coordenação (escreva nome completo, nome da atividade e turma).