quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Idade Média

VAMOS RELEMBRAR O TEMA DA IDADE MÉDIA, PARA PODERMOS PROSSEGUIR.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SIGA ATÉ O FINAL:


MISTÉRIOS DO MUNDO, Idade Média: Você conseguiria sobreviver?


Agora, veja a linha do tempo novamente:



Viu que a Idade Média está destacada? É o período do nosso estudo no momento!

 

 

Leia abaixo para entender melhor o assunto:

“Após a queda de Roma, os povos germânicos estabeleceram-se nas regiões que hoje correspondem a Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Itália, nas quais fundaram importantes reinos. No século V, por exemplo, os francos ocuparam a Gália, região que hoje corresponde à França. Por volta de 495, o rei franco Clóvis, pertencente à Dinastia Merovíngia, converteu-se ao cristianismo. Com o apoio da Igreja, ele uniu as tribos francas e submeteu-as a seu poder. Formou-se, assim, o Reino Franco” (BRAICK p.222)

Mais tarde, após várias gerações, um importante nome é o de Carlos Magno, que recebeu  desse reinado, pois recebeu o título de “Imperador Romano” da Igreja Católica por se envolver e ganhar batalhas, invadir territórios e defender a “cristandade”.

 

IGREJA CATÓLICA

“Com a expansão do feudalismo por toda a Europa Medieval, observamos a ascensão de uma das mais importantes e poderosas instituições desse mesmo período: a Igreja Católica. Aproveitando-se da expansão do cristianismo, observada durante o fim do Império Romano, a Igreja alcançou a condição de principal instituição a disseminar e refletir os valores da doutrina cristã.” (SOUSA)

Wikimedia Commons²


👉Para saber mais:

Se você quer saber como é um castelo medieval por dentro, é possível fazer uma visita virtual!

Acesse o site do Castelo de Santa Maria da Feira e clique em “visita virtual”

http://www.castelodafeira.com/index.asp




TRANSFORMAÇÕES DA IDADE MÉDIA:
ATUALIDADE EM FOCO, TRANSFORMAÇÕES NA EUROPA MEDIEVAL I (HISTÓRIA).

AGORA, CLIQUE ABAIXO PARA REALIZAR A ATIVIDADE:



Referências

 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em 03/11/2020.

BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar história: das origens do homem à era digital: manual do professor. 3 ed - São Paulo: Ed Moderna - 2018.

DIAS, Adriana Machado. Vontade de saber: história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais - São Paulo: Quinteto Editorial, 1ª ed. - 2018.

Documento Curricular para Goiás - Anos Finais. SEDUCE/CONSED/UNDIMEGO, 2018. Disponível em <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/Volume-III-Anos-Finais.pdf> Acesso em 03/11/2020.

 Motooka , Débora Yumi. Geração alpha história: ensino fundamental: anos finais: 6ºano - São Paulo: SM Educação, 2ªed. – 2018.

SOUSA, Rainer Gonçalves. A Igreja na Idade Média - sua trajetória e principais características, Mundo Educação, disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/igreja-na-idade-media.htm>, acesso em: 1 Dec. 2020.

¹HISTORIAR-TE, IDADE MÉDIA E FEUDALISMO - Resumo Desenhado. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=QjoHiK_luxw&feature=youtu.be>. Acesso em 1 Dec. 2020.

 Imagens

MOMENTMAL, Armadura Ritterruestung Proteção - Foto gratuita no Pixabay, Pixabay.com, disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/armadura-ritterruestung-prote%C3%A7%C3%A3o-2925348/>, acesso em: 1 Dec. 2020.

²Vista exterior do castelo de Santa Maria da Feira.jpg - Wikimedia Commons, Wikimedia.org, disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vista_exterior_do_castelo_de_Santa_Maria_da_Feira.jpg>, acesso em: 1 Dec. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário