quarta-feira, 11 de novembro de 2020

África Antiga 3

Oi! Antes de começar, peço que tente entrar na plataforma Avah. A atividade da semana foi inserida lá. Clique no link abaixo👇 Coloque o número do seu cpf nos dois campos (login e senha).

AVAH Maria da Terra


Não deu certo? Não tem problema! A atividade da semana está aqui também!

Sim! Continuamos nesse maravilhoso continente: África. E hoje vamos conhecer outros reinos que deixaram um legado para a humanidade!

Reino de Kush (ou Cuxe)

Atualmente, uma parte do Egito e do Sudão ainda guardam vestígios arqueológicos dessa intrigante civilização. Pirâmides. E, muito mais do que o Egito possuiu!

É sempre bom conferir como estão as coisas hoje e, encontrei esse vídeo no YouTube para você dar uma olhada na região e nos vestígios que ainda estão por lá.

Ah! O vídeo¹ está em outra língua (espero que consiga perceber qual é), mas não se preocupe em entender, vá assistindo sem compromisso. Aposto que você irá entender muita coisa!

Essa região, que ficava ao sul do Egito Antigo, foi habitada por vários povos, e os cuxitas era um deles. Lá havia uma riqueza natural bastante cobiçada por povos estrangeiros: jazidas de ouro, ferro e pedras preciosas. Também viviam às margens do rio Nilo e tinham como principais cidades: Napata e Méroe.

Observe abaixo a linha do tempo:

Imagens: Napata²/Méroe³

Você sabia? No reino de Cuxe, as Candaces (Rainha-Mãe), mulheres da família real, exerciam um papel importante na sociedade, nos cultos, na política e na guerra. Méroe chegou a ser governada por uma linhagem de Candaces.

Por enquanto, é isso! Ah! Dessa vez o teste está bem fácil! E está logo abaixo da atividade acessível.


Atividade acessível 2*

VOCÊ ASSISTIU AO VÍDEO SOBRE O REINO DE CUXE? VOCÊ NOTOU QUE HAVIA DOIS IDIOMAS NO VÍDEO E NENHUM ERA PORTUGUÊS?

NÃO SE PREOCUPE SE VOCÊ NÃO ENTENDEU O QUE FALA NO VÍDEO, O IMPORTANTE ERA VER COMO ESTÁ A REGIÃO HOJE.

1 - ESCREVA A PALAVRA CUXE EM SEU CADERNO DE HISTÓRIA.

2 - DESENHE O QUE MAIS TE IMPRESSIONOU NAS IMAGENS DO VÍDEO.

*Atividade destinada ao aluno com NEE.








Referências
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em 03/11/2020.
Braick, Patrícia Ramos. Estudar história: das origens do homem à era digital: manual do professor. 3 ed - São Paulo: Ed Moderno - 2018.
Dias, Adriana Machado. Vontade de saber: história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais - São Paulo: Quinteto Editorial, 1ª ed. - 2018.
Documento Curricular para Goiás - Anos Finais. SEDUCE/CONSED/UNDIMEGO, 2018. Disponível em <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/Volume-III-Anos-Finais.pdf> Acesso em 03/11/2020.
Motooka , Débora Yumi. Geração alpha história: ensino fundamental: anos finais: 6ºano - São Paulo: SM Educação, 2ªed. – 2018.
Vídeo e Imagens
¹ Cronicas de Diamante. Meroe - Sudan ( Kush Kingdom / Reino de Kush ). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cUMs9Jwyrgo> Acesso em 03/11/2020
²Nielsen, Hans B.Royal Pyramids Of Napata, Nuri, Sudan (19) (34540703695). Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Royal_Pyramids_Of_Napata,_Nuri,_Sudan_(19)_(34540703695).jpg> Acesso em 03/11/2020.
³Joepyrek. Meroe (45). Disponível em <https://www.flickr.com/photos/joepyrek/8294614973> Acesso em 03/11/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário