quinta-feira, 19 de novembro de 2020

América Antiga - Astecas

 omo temos um tempo reduzido para estudar tantas civilizações apaixonantes, vamos ter que deixar algumas de lado, mas se você se interessa pelo assunto, investigue e me conte o que encontrou! Vou adorar!

 

Então, vamos continuar com Mesoamérica?

Ah! Não esqueça de fazer suas anotações sobre a aula e enviar a foto para o grupo da sua turma!

 

Astecas

Travis/Flickr¹

Vindos da região norte de onde hoje é o México, os povos astecas tinham uma tradição guerreira e conquistavam outros povos vizinhos, passando a cobrar tributos, o que aumentava sua riqueza e poder.

Em pouco tempo, os astecas formaram um império com quase 500 cidades. Sua capital, Tenochtitlán situava-se onde hoje é a cidade do México e, estima-se, chegou a ter 400 mil habitantes.

 A maioria da população era formada por agricultores e soldados.



Chinampas astecas


Ancient-origens²    
Era uma técnica agrícola desenvolvida pelos astecas para praticar agricultura em regiões alagadas. Eles criaram canteiros flutuantes usando junco e estacas. Usavam também a lama do fundo dos lagos para manter a terra dos canteiros mais fértil.

A sociedade possuía basicamente quatro grupos: o imperador, a nobreza, os homens comuns e os escravos.

Eram politeístas (acreditavam em vários deuses) e costumavam incorporar aspectos da religião dos povos conquistados. Também faziam sacrifícios humanos pois acreditavam que eram importantes para manter o funcionamento do Sol.

Os astecas foram dominados pelos espanhóis em 1521.

Agora, vá até o final da página para fazer o teste.✌❤


Atividade acessível*

OS ASTECAS ACREDITAVAM EM VÁRIOS DEUSES. ELES ERAM POLITEÍSTAS.

COPIE A QUESTÃO ABAIXO NO SEU CADERNO E COMPLETE COM A PALAVRA CORRETA:

Pixabay³

 

QUANDO UMA PESSOA ACREDITA QUE EXISTEM VÁRIOS DEUSES, ESSA PESSOA É...

 

1 - MONOTEÍSTA

2 - POLITEÍSTA

3 - GEÓGRAFA

 


*Atividade destinada ao aluno com NEE.










F - Referências

 

Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em 03/11/2020.

 Braick, Patrícia Ramos. Estudar história: das origens do homem à era digital: manual do professor. 3 ed - São Paulo: Ed Moderno - 2018.

 Dias, Adriana Machado. Vontade de saber: história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais - São Paulo: Quinteto Editorial, 1ª ed. - 2018.

Documento Curricular para Goiás - Anos Finais. SEDUCE/CONSED/UNDIMEGO, 2018. Disponível em <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/Volume-III-Anos-Finais.pdf> Acesso em 03/11/2020.

Motooka , Débora Yumi. Geração alpha história: ensino fundamental: anos finais: 6ºano - São Paulo: SM Educação, 2ªed. – 2018.

Silva, Daniel Neves. Astecas. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/asteca> Acesso em 03/11/2020.

Ramos, Jefferson Evandro Machado. Deuses Maias. Disponível em <https://www.suapesquisa.com/astecas/deuses_maias.htm> Acesso em 09/11/2020.

¹Travis. Tenochtitlan. Disponível em <https://flic.kr/p/hq4wZd> Acesso em 09/11/2020. 

²Chinampas. Disponível em <https://www.ancient-origins.net/sites/default/files/field/image/Chinampas%2C-The-Floating-Gardens-of-Mexico.jpg> Acesso em 09/11/2020.

³OpenClipart-Vectors. asteca-codex-figura-homem-lutador. Disponível em <https://pixabay.com/pt/vectors/asteca-codex-figura-homem-lutador-160981/> Acesso em 09/11/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário