quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Brasil - Povos originários

 A arqueologia é uma importante aliada para estudarmos culturas e tradições dos primeiros povos que habitaram nosso território.

É isso mesmo! Ainda há muito o que se descobrir e qualquer lugar próximo pode ser um sítio arqueológico de milhares de anos.

 

Vamos conhecer alguns desses povos.

De acordo com a análise dos vestígios encontrados até agora, sabe-se que esses primeiros povos eram “nômades e dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de espécies vegetais e de insetos” (Motooka)

 

Sambaquieiros

Reconstrução facial de um sambaquieiro

Moraes (wikimedia)¹

Há aproximadamente 8 mil anos, grupos humanos se fixaram no litoral de onde hoje é o Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Sabiam fazer objetos de cerâmica, ferramentas de pedra, ossos e conchas. Também produziam esculturas de pedra polida.

Urna funerária marajoara

Wikimedia²

Aldeias Amazônicas

Grupos de agricultores da região amazônica formaram grandes aldeias há cerca de 2 mil anos. Os dois maiores grupos dessa época situavam onde hoje é o Pará, são eles: cultura Marajoara e cultura Tapajana.


Ferramentas tupi-guarani

Tetraktis (Wikimedia)³



Tupi e Macro-Jê


Foram se formando, com o passar do tempo, diferenças linguísticas entres os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil. Basicamente possuíam semelhanças por viverem da agricultura, da caça e da coleta. Destacaram-se nesse período: Os Tupi e os Macro-Jê. Os Tupi se originaram na região amazônica e migraram para outras regiões, como o litoral. Os Macro-Jê se originaram no litoral e migraram para regiões do interior próximo aos rios. 


Por enquanto é só! Não esquece de descer a página e fazer o teste da aula!😊😉


Atividade acessível*

VOCÊ VIU AS FERRAMENTAS USADAS PELOS POVOS QUE VIVERAM NO BRASIL HÁ MILHARES DE ANOS?

ERAM FEITAS DE PEDRA!

1 - PROCURE NA SUA CASA, COM A AJUDA DE UM ADULTO, A FERRAMENTA QUE MAIS É USADA PARA PREPARAR ALIMENTOS. GRAVE UM ÁUDIO EXPLICANDO COMO ESSA FERRAMANTE É USADA,

E MANDE PARA O GRUPO DE SUA TURMA NO DIA DA AULA DE HISTÓRIA.

 

*Atividade destinada ao aluno com NEE.








Referências

Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/> Acesso em 03/11/2020.

Braick, Patrícia Ramos. Estudar história: das origens do homem à era digital: manual do professor. 3 ed - São Paulo: Ed Moderno - 2018.

Dias, Adriana Machado. Vontade de saber: história: 6º ano: ensino fundamental: anos finais - São Paulo: Quinteto Editorial, 1ª ed. - 2018.

Documento Curricular para Goiás - Anos Finais. SEDUCE/CONSED/UNDIMEGO, 2018. Disponível em <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/Volume-III-Anos-Finais.pdf> Acesso em 03/11/2020.

Motooka , Débora Yumi. Geração alpha história: ensino fundamental: anos finais: 6ºano-São Paulo: SM Educação, 2ªed. – 2018.

Sousa, Rainer. Os povos sambaquis. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/os-povos-sambaquis.htm> Acesso em 18/11/2020.

¹Moraes, Cicero. Sambaqui SC - IPHAN DF - reconstrução facial 4D digital. Disponível em: <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sambaqui_SC_-_IPHAN_DF_-_reconstru%C3%A7%C3%A3o_facial_4D_digital.jpg> Acesso em 18/11/2020.

 ²A Marajoara Culture funerary urn. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cultura_Marajoara_-_Urna_funer%C3%A1ria,_c._400-1350_(MASP_Landmann)_04.jpg#/media/File:Cultura_Marajoara_-_Urna_funer%C3%A1ria,_c._400-1350_(MASP_Landmann)_04.jpg> Acesso em 18/11/2020.

³Tetraktys (talk).Indústria lítica tupi-guarani. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ind%C3%BAstria_l%C3%ADtica_Tupi_-_Guarani_1.jpg#/media/File:Ind%C3%BAstria_l%C3%ADtica_Tupi_-_Guarani_1.jpg> Acesso em 18/11/2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário